Honda C-100
Dream
   
Honda CBX 250
Twister
     
 Motos Raras
& Clássicas
Sundown Hunter 90 Sundown STX
Motard
Yamaha Ténéré 250
     Mapa do site

Bookmark and Share

English      Próximas páginas sobre a Sundown STX Motard:   8   9  10  11  12  13  14   15

Viagens em 2011 - Um rápido giro pelo Centro-Oeste brasileiro

Ao clicar em cada foto, você a verá em tamanho maior numa outra janela.  Todas as fotos tem legenda.

Para comemorar os meus 41 Anos de Motociclismo resolvi fazer uma viagem pelos três estados da região Centro-Oeste do Brasil.  Desta forma eu poderia colocar a moto na estrada e organizar os pensamentos - quantas viagens legais eu já fiz nestes anos todos, e quantas boas lembranças eu guardo com carinho de cada uma delas.

Início da viagem: manhã de 30/05/2011, Goiânia - GO.

Início da viagem: manhã de 30/05/2011, Goiânia - GO.

Alimento esta minha paixão pelo motociclismo de maneira simples e sincera: pilotando uma moto eu me sinto realizado, feliz.  Não importa a cilindrada da moto, nem tampouco o roteiro a ser cumprido, o que quero mesmo é pilotar.  E também dividir com os motociclistas ou aficcionados em geral as minhas experiências através de meu site na Internet.

Rumo ao Sudoeste goiano. Represa próximo a Itajá - GO.

Imagens do Sudoeste goiano.  A represa  próximo a Itajá - GO enfeita a beira da estrada.


A região Centro-Oeste nos proporciona uma variedade de paisagens e trechos interessantes a serem percorridos de moto.  Através da realização desta viagem e de sua publicação no meu site posso contribuir de alguma forma para incentivar os colegas motociclistas a colocarem as suas motos na estrada.

Estátua em homenagem aos vaqueiros, em Cassilândia - MS.

Estátua em homenagem aos vaqueiros em Cassilândia - MS.


Abrangendo uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte. Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.

Lavoura de milho próximo a Chapadão do Sul - MS. Lavoura de algodão pronta para ser colhida, trecho entre Chapadão do Sul - MS e Camapuã - MS.

A força da agricultura brasileira se faz presente nas lavouras de Mato Grosso do Sul.  Milho e algodão para o mercado interno e para exportação.

Tendo em mente passar pelas três capitais dos estados componentes desta região (Goiânia - GO que é meu ponto de partida e de chegada, Campo Grande - MS e Cuiabá - MT que estão nos outros dois vértices do triângulo) cruzei apenas uma pequena parte da mesma.  Mas de qualquer forma adicionei mais dois estados brasileiros a todos os outros que já visitei de moto.  Depois disto restarão apenas os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima para eu visitar em viagens de moto.

Mapa do Brasil: estados brasileiros já visitados em minhas viagens de moto.

Outra importante cidade da Região Centro-Oeste é Brasília, localizada no Distrito Federal.  Mas considerando-se que residi na capital brasileira por alguns anos, e que a mesma já foi mencionada inúmeras vezes nas páginas que compõem o meu site sobre motociclismo, a deixo de lado nesta viagem.

De qualquer forma pude voltar ao Mato Grosso do Sul, onde estive de passagem em 2007 com a minha Sundown Hunter 90 (Chapadão do Sul - MS e Cassilândia - MS) na viagem que fiz a Chapadão do Céu - GO.

Trevo no Mato Grosso do Sul. Posto de combustíveis na entrada de Campo Grande - MS.

Fui a Campo Grande - MS e voltei de imediato até este mesmo ponto, daí rumei para Sonora - MS onde pernoitei.

O link a seguir sintetiza o que de mais importante temos a destacar desta região do Brasil: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil

Saí de Goiânia - GO na segunda-feira, dia 30/05/2011 pela manhã (08:15 hs) e segui rumo a Rio Verde - GO, de lá fui a Chapadão do Sul - MS onde pernoitei.  No dia seguinte fui a Campo Grande - MS, passando por Camapuã - MS, e retornando para pernoitar em Sonora - MS.

Na quarta-feira, dia 01/06/2011 saí cedo de Sonora - MS, passei por Cuiabá - MT e cheguei em Chapada dos Guimarães - MT onde passei a noite.  Na manhã seguinte, dia 02/06/2011, fui ao mirante da Chapada tirar umas fotos, inclusive do marco que indica o centro geodésico da América do Sul.  Na realidade, o Marechal Cândido Mariano Rondon definiu melhor a localização do centro geodésico dentro da cidade de Cuiabá.  Mas isto não importa, e sim o esforço de Rondon para estabelecer o mesmo.

Saí cedo ontem (5ª feira) da cidade de Chapada dos Guimarães - MT rumo a Barra do Garças - MT.  Deixando a Chapada parei no mirante de onde podemos avistar ao longe a cidade de Cuiabá - MT.  O visual é lindíssimo, podemos avistar o horizonte ao longe.

Divisa de estados: deixando Mato Grosso do Sul para trás, prestes a ingressar em território do Mato Grosso. Criação de avestruzes no estado de Mato Grosso.

Cruzando a fronteira entre os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A seguir parei para tirar uma foto desta criação de avestruzes.
 
O avestruz-austral, cujo nome científico é Struthio camelus australis, é originário da África Austral. Pertence ao grupo das ratitas, aves não voadoras. Desta ordem também fazem parte a ema (Rhea americana), originária da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), assim como o emu e o casuar, nativos da Austrália.

Rhea americana (Linnaeus, 1758) Nome vulgar: Ema / Nome inglês: Great Rhea. Há duas espécies e cinco subspécies de emas existentes atualmente.  Maior ave brasileira.

O marco que para muitos indica o centro geodésico da América do Sul está lá, no chão, sem nenhuma sinalização.  É uma pena!

Emas pastando tranquilamente à beira da rodovia em Mato Grosso.

Felizmente esta é uma visão corriqueira nos três estados do Centro-Oeste brasileiro.  Emas pastando livremente à beira da estrada.

Tirei algumas fotos e em seguida rumei para Barra do Garças - MT e Aragarças - GO.  Cada uma de um lado do rio Araguaia, exatamente onde o rio Garças deságua no rio Araguaia, daí Barra do Garças - MT e Aragarças - GO (Araguaia + Garças).  Tirei umas fotos e segui para Jussara - GO onde pernoitei de 5ª para 6ª feira.

Posto de abastecimento de combustíveis em Coxim - MT, a capital da pesca. Visão dos contrafortes da Chapada dos Guimarães - MT.

A região Centro-Oeste do Brasil nos oferece uma variedade muito grande de opções de lazer, de atividades ligadas à Natureza.

Na manhã de sexta-feira, dia 03/06/2011 troquei o óleo da moto, e segui para Goiânia chegando em casa ao meio-dia.  Percorri 2.544 km em quatro dias e meio.

Belo visual a partir do mirante da Chapada dos Guimarães - MT. Ao fundo avista-se Cuiabá - MT. Marco do centro geodésico da América do Sul, depois definido no centro da cidade de Cuiabá - MT.

O visual que o mirante da Chapada dos Guimarães nos proporciona é indescritível.  Ao longe avistamos Cuiabá - MT, e ao lado o marco geográfico.

Cumpri meu objetivo: dar um rápido giro pelo Centro-Oeste brasileiro, espairecer a mente, curtir as estradas, e acima de tudo rodar de moto.  Porque pilotar e viajar é necessário, na realidade para mim é vital!  Em grande parte do sertão mato-grossense (principalmente entre a Chapada dos Guimarães e Barra do Garças rodei muito tempo completamente sozinho na rodovia, nenhum veículo à vista a não ser a minha moto.

Um visual a ser apreciado com calma.

Visual a partir do mirante da Chapada dos Guimarães - MT. Para ser apreciado com calma.  Horizonte aberto e sem poluição do Centro-Oeste brasileiro.

Valeu demais!  Grande viagem, para se incorporar à minha história de outras grandes viagens de moto.

Para quem fizer o mesmo roteiro eu recomendo:


Em Chapadão do Sul - MS siga até o Parque Nacional das Emas, no município vizinho de Chapadão do Céu - GO (http://www.parquenacionaldasemas.com.br/parque.htm);

Em Coxim saboreie um delicioso almoço à base de peixe (http://pt.wikipedia.org/wiki/Coxim);

Na Chapada dos Guimarães - MT curta o magnífico visual dos amplos horizontes sem poluição (http://www.chapadadosguimaraes.com.br/);

Em Barra do Garças - MT / Aragarças - GO se maravilhe com as praias do rio Araguaia (http://www.mochileiro.tur.br/barra-garca.htm);

Barra do Garças - MT, momentos antes de cruzar a ponte sobre o rio Araguaia.

Barra do Garças - MT, momentos antes de cruzar a ponte sobre o rio Araguaia, e entrar no Estado de Goiás.


Praia do rio Araguaia em Aragarças - GO. Monumento dos três Pintados em Aragarças - GO.

Imagens de Aragarças - GO, cidade goiana às margens do rio Araguaia.  Na margem oposta do rio situa-se a cidade Barra do Garças - MT.

E finalmente na cidade de Goiás - GO se encante com o rico passado colonial preservado na cidade Patrimônio Histórico da Humanidade (http://www.cidadedegoias.com.br/).

Magnífica vista da Serra Dourada nas proximidades da cidade de Goiás - GO.

Belíssima vista da Serra Dourada, nos arredores da cidade de Goiás - GO, antiga capital do Estado de Goiás.  Cidade Patrimônio Histórico da Humanidade (Unesco).

Neste meio tempo eu já publiquei as fotos desta aventura no forum internacional do qual participo - MyChinaMoto.com - referente aos proprietários de motos chinesas nos quatro cantos do mundo.  As mesmas podem ser acessadas no link:

http://www.mychinamoto.com/forums/showthread.php?610-Hello-from-Brazil-riding-the-Sundowns./page5

Chegando a Goiânia - GO por volta do meio-dia de 03/06/2011.

Chegando a Goiânia - GO por volta do meio-dia de 03/06/2011.  Percorri 2.544 km em quatro dias e meio.  Esta foi uma ótima viagem!

Nesta viagem a minha Sundown STX Motard  consumiu 90,96 litros de gasolina para percorrer a distância de 2.544 km, isto resultou na excelente média de consumo de 27,96 km/litro.

Álbum de fotos da viagem acima:

https://onedrive.live.com/?id=F4596AEAEF09CF68%212297&cid=F4596AEAEF09CF68&group=0

Próxima página sobre a Sundown STX Motard