A Honda ML 125 foi
lançada no final de 1977 no Brasil. Na realidade
era uma CG de luxo, daí a sigla ML (Modelo Luxo). Nos
dois anos e meio em que rodei com a mesma, viajando regularmente em
trajetos diversos, e frequentemente no percurso Goiânia -
Brasília - Goiânia pude perceber o seu
funcionamento macio e econômico. O banco com estofamento em
gomos proporcionava muito conforto no uso diário na cidade,
e em viagens.
Honda
ML 125, ano de fabricação 1977. Meus
irmãos Flávia e Bernardo na casa de meus pais em
Goiânia - GO, em 1978.
Honda
ML 125, ano de fabricação 1977. Foto tirada nas
imediações de Abadiânia - GO em Julho
de 1978.
A
Honda ML 125 foi a minha terceira moto na década de 70, foi
o primeiro modelo de moto desta cilindrada a sair com freio a disco de
fábrica no Brasil (com acionamento mecânico, por
cabo e não hidráulico). Ela foi adquirida da Motobraz -
revenda Honda de propriedade do Sr. Nilson Limongi no final de 1977
quando de seu lançamento. Com esta moto eu me
deslocava de Goiânia a Brasília, e vice-versa
regularmente, além de fazer inúmeras outras
viagens pelo Brasil com a mesma.
Eu e minha Honda ML 125 cc, na cidade de
Goiás - GO em Julho de 1978.
Com
esta moto eu fazia
por volta de duas viagens por mês no percurso
Brasília -
D.F. / Goiânia - GO, além de outros roteiros
interessantes
tais como: Goiânia - Caldas Novas; Goiânia - Cidade
de
Goiás. Rodei com ela aproximadamente 24.000 kms,
dos quais
em torno de 18.000 kms em rodovias. Esta era realmente uma
moto
muito econômica e confiável com seu motor OHC.
Em
inúmeras ocasiões eu alcancei médias
de consumo de
42 km/litro, trafegando em rodovias em velocidades entre 100 e 110
km/hora.
Eu e o amigo Itajara do Carmo Cunha: entrada do
Parque Knorr (Canela - RS) em Fevereiro de 1980.
A principal delas foi de Goiânia -
GO a Porto Alegre - RS (ida e volta), descendo
pelo litoral sul do Brasil, visitando a região de Gramado e
Canela (serra gaúcha), e depois subindo pelo interior dos
estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (com
parada em Curitiba, onde tinha "uma base de apoio" na casa de meu tios
Léo e Maria Luiza) e posteriormente retornando a
Goiânia - via interior de São Paulo e
Goiás. Esta
viagem foi realizada no mês de Janeiro de 1980, rodei
aproximadamente 4.500 km no total; o companheiro
desta aventura foi o amigo Itajara do Carmo Cunha, hoje advogado
residindo em Rio Verde - GO. Este mesmo roteiro foi repetido mais uma
vez na década de 80 com minha esposa Theresa, quando fomos
na minha Honda CB 400.
Pórtico da entrada
de Gramado - RS. Itajara e sua Yamaha RS 125, e minha Honda ML 125 ao
lado.
Retornando
do sul do Brasil; divisa de estados - Paraná - Santa
Catarina.
Entrando no Estado de Santa Catarina, Janeiro
de 1980.
Parada para
sessão de fotos nos arredores de Marília - SP, em
Fevereiro de 1980.
Parada para fotos,
próximo a Marília - SP
Revendas
de moto em Goiânia no início da década
de 70: MOTOKA, dos irmãos Limongi, revendedores das marcas
Honda e Suzuki e posteriormente também Kawasaki; MIL
(Mecânica Importadora Limitada) do Paulistinha e Sr.
André, revendedores de marcas européias e Yamaha.
No final da década de 70 já haviam outros
revendedores em Goiânia: a Motoka deu lugar à
Motobraz (de Nilson Limongi) revenda Honda, a Mil se tornou revenda
exclusiva Yamaha, e surgiu a Cical Honda. A exemplo da cidade as
revendas não paravam de se expandir.
Chegada de Gramado - RS. Hortências na
beira da rodovia - Janeiro de 1980.
Nos anos finais da
década de 70 foram intensas as atividades do motociclismo
esportivo em Goiás e no Brasil. A Honda organizou e promoveu
um disputadíssimo Campeonato Brasileiro de
Fórmula Honda, o qual serviu para revelar ótimos
pilotos.
Todas as revendas Honda
de Goiânia, naquela época, participavam deste
campeonato. A revenda Edmar Ferreira com o piloto Orlando
Ferreira (Orlandinho), a Motobraz com Luzio Limongi e a Cical Honda com
Mauro Vieira e Tiãozinho.
Tiãozinho liderando
uma prova de Fórmula Honda no Autódromo
Internacional de Goiânia. Em segundo lugar aparece na moto 31
o piloto Orlando Ferreira (Orlandinho).
Nesta
época nós acompanhávamos de perto o
trabalho da equipe Cical Honda, e dos pilotos Tiãozinho e
Mauro Vieira, nossos amigos. Mauro Vieira tornou-se campeão
goiano (duas vezes) e campeão do torneio Brasil Central de
Fórmula Honda, pela equipe Cical Honda, em 1980 e como
prêmio ganhou uma Honda ML 125 cc da fábrica. Com
esta moto Mauro acompanhou-me em uma viagem ao sul do Brasil, em
Janeiro/82.
Mauro Vieira na saída dos boxes,
Autódromo Internacional de Goiânia.
Mauro era ao mesmo
tempo piloto da equipe e mecânico responsável pela
preparação das duas motos. Por amizade e prazer
de estar participando daqueles eventos, dávamos o nosso
apoio nas atividades de retaguarda dos boxes. Foi um tempo de
inúmeras viagens. Mauro Vieira atualmente é
piloto de aviões, brevetado para voar jatos inclusive. Na
nossa opinião um dos mais exímios
mecânicos e preparadores de motores que conhecemos
até hoje, fazendo par ao nosso saudoso Andrea Martelli (Seu
André).
Momentos antes de uma largada
da Fómula Honda em Goiânia.
Alguns fatos marcaram
o motociclismo em Goiás na década de 70: as
corridas no Moto Clube de Goiás (cross e velocidade em pista
de terra) a inauguração do Autódromo
Internacional de Goiânia, as inúmeras provas de
campeonatos brasileiros de velocidade e de cross que passaram a ser
sediadas neste autódromo, e
consolidação de Goiânia como a cidade
do Brasil que mais possui motocicletas em relação
ao número de habitantes, e em relação
ao número de carros (fato este recentemente divulgado pelo
DETRAN-GO, e pelos meios de comunicação).
Descanso no
calçadão da praia de Camboriú - SC
à sombra de uma amendoeira, ao centro Yamaha RD 350. Olhe o
detalhe das bagagens na minha ML.
Itajara
e sua Yamaha RS 125 cc, a minha Honda ML 125 carregada de bagagem. Este
roteiro de quase 5.000 kms foi feito em aproximadamente trinta dias.
Não tivemos nenhum problema com as motos. Daí a
três meses eu viria a comprar a minha Honda CB 400.
Divisa de Estados: São Paulo e Minas
Gerais, barragem da usina hidrelétrica de Marimbondo, no Rio
Grande. Volta do sul do Brasil no final de Janeiro de 1980.
As
fotos a seguir foram tiradas em Goiânia - GO na Avenida T-63,
no mês de Dezembro de 2009, e mostram uma Honda ML
125, muito bem cuidada e customizada. Entendemos
como bastante apropriado colocá-la em nossa
página, para que sirva de registro histórico
deste modelo da Honda brasileira, do final dos anos setenta.
Estas
outras duas fotos a seguir mostram uma outra Honda ML 125 customizada:
freio a disco duplo na dianteira, e disco simples na traseira (todos
com acionamento hidráulico), quadro cromado, escapamento
dimensionado, rodas de liga leve, etc.
Perspectiva
histórica: Na década de 70 e início da
seguinte (80), quatro pilotos
goianos se destacaram bastante no motociclismo nacional se tornando
campeões brasileiros
e até latino-americanos, e até mesmo fazendo
incursões de sucesso em provas
internacionais. Foram eles:
Kurt
Feichtenberger - participando em provas do Campeonato
Brasileiro de Motociclismo categoria 125 cc moto velocidade, com Yamaha
TZ 125 (em vários anos) e também com Honda MT
125R;
Roberto
Boettcher
- participando de vários campeonatos brasileiros,
latino-americanos, e mundial de motociclismo, categoria motocross, com
Yamaha YZ (em vários anos). Na década de 70
Roberto
Boettcher tinha equipe montada na Europa com mecânico
brasileiro
(de Goiânia), com estrutura completa incluindo até
um
motor-home/oficina. Ele foi o primeiro piloto brasileiro da
história a participar de uma temporada completa do
Campeonato
Mundial de Motocross.
Edmar Ferreira
- piloto que empreendeu uma carreira vitoriosa, desde a
década de 60 com Lambrettas, passando pela de 70 com Ducati,
Yamaha e posteriormente Honda, nas categorias 350 cc, Formula 750 (com Yamaha TZ 750),
força livre, e endurance. Edmar participou de
vários campeonatos brasileiros, latino-americanos, provas de
endurance (24 Horas de Bol D´Or 1978 - 5º lugar);
encerrou sua carreira de piloto de competição na
década de oitenta;
Mauro Vieira
- participando de provas do Campeonato Brasileiro de Fórmula
Honda (categoria 125 cc). Outros pilotos goianos
também se despontaram nesta categoria, porém ao
colocarmos em destaque o nome de Mauro Vieira queremos ressaltar o fato
de que nesta época Mauro era o Gerente Técnico da
revenda Cical Honda, e além de preparar os motores das duas
motos da equipe, ele ainda era também o piloto de uma delas.
II
Encontro Motociclístico do Distrito Federal -
Brasília 15/04/1978, Churrascaria do Lago. Da esquerda para
a direita: João Batista (?), eu, dois motociclistas da PM do
D.F.
Não deixe de ver nossa
comemoração
de 30 Anos de Motociclismo, durante o