Honda C-100
Dream
   
Honda CBX 250
Twister
     
 Motos Raras
& Clássicas
Sundown Hunter 90 Sundown STX
Motard
Yamaha Ténéré 250
     Mapa do site

Bookmark and Share

English     Próxima página sobre a Sundown STX Motard:   14   15 

Sundown STX Motard: Passeios e Viagens em 2015

O ano de 2014 foi muito proveitoso, consegui realizar várias viagens interessantes e conheci novos lugares deste nosso Brasil; especialmente no sertão goiano.

Para 2015 estou programando algumas viagens, além dos passeios que normalmente fazemos ao longo do ano.

Para começar nossos passeios em grupo realizamos o seguinte roteiro em 18/01/2015 (Domingo):

http://www.euvouso.com/janeiro15/viagem.htm

Este passeio serviu de "aperitivo" para iniciarmos nossas atividades motociclísticas de 2015 com um grupo de amigos, os quais estão sempre prontos para novas aventuras.

Ao clicar em cada foto, você a verá em tamanho maior numa outra janela.  Todas as fotos tem legenda.

Minha Sundown STX Motard na manhã do dia 18/01/2015.

Minha Sundown STX Motard na manhã de 18/01/2015.

Abaixo estão mais algumas fotos do nosso passeio:

Marinho e Mauro chegando no Posto Jaó (Petrobras) em suas Yamaha XTZ-X para o nosso passeio de Janeiro de 2015.

Da esquerda para a direita: Reginaldo, Mauro e Marinho na porta do Mercado Municipal de Anápolis - GO.

Marinho e Mauro chegando no Posto Jaó (Petrobras) para o nosso passeio de Janeiro de 2015.                     A partir da esquerda: Reginaldo, Mauro e Marinho na porta do Mercado Municipal de Anápolis - GO.

Assim começamos o ano de 2015 realizando um passeio tranquilo.  Na realidade o importante é estar com os amigos fazendo o que a gente gosta: andar de moto.

No dia 08/03/2015 fizemos um passeio passando por Guapó, Posselândia, Palmeiras de Goiás, Nazário e retornando a Goiânia - via Trindade.  Ao todo rodamos 201 km.  O nosso grupo estava em cinco motos: duas Yamaha Lander XTZ 250 X (motard), uma Yamaha Fazer YS 250, uma Yamaha XT 250 Z Ténéré e a minha Sundown STX Motard.

Parada na BR060 na manhã de domingo 08/03/2015.

Lago na cidade de Palmeiras de Goiás - GO, na tarde de 08/03/2015.


Parada na BR060 na manhã de domingo 08/03/2015. Proximidades de Guapó - GO.                                                                  Lago na cidade de Palmeiras de Goiás - GO.

Mais uma vez fizemos um passeio agradável aproveitando o domingo na companhia de amigos.


As águas de Março. Proximidades de Palmeiras
de Goiás - GO.

As águas de Março na tarde de 08/03/2015, proximidades de Palmeiras de Goiás - GO.

A foto acima foi feita em movimento pelo amigo Nilton Brunes com sua câmera GoPro afixada ao capacete. A mesma mostra a força e a beleza das chuvas de verão, a Natureza se expressando através das Águas de Março.


Chapada Diamantina 2015

Finalmente chegou o dia 02/06/2015. Pontualmente às 16:00 hs partimos de Goiânia - GO rumo a Formosa - GO onde fizemos o primeiro pernoite.  Era o início de nossa viagem / aventura / safari fotográfico pela Chapada Diamantina - BA.

Viagem à Chapada Diamantina 2015

Percorremos os 462 km que separam Formosa-GO de Correntina-BA com tranquilidade e com olhos atentos.  A transição das terras goianas para as terras do Oeste da Bahia - com suas grandes fazendas de produção de algodão, soja, milho e milheto - e posteriormente para o sertão baiano exerceu em mim uma impressão favorável.  Entrei no ambiente que me atrai, aliás nas várias viagens de moto que fiz nos últimos anos privilegiei os sertões (goiano, mato-grossense norte e sul, tocantinense, maranhense, piauiense, pernambucano, sergipano e baiano).

Chegando a Correntina-BA tive a grata surpresa de me deparar com a beleza do rio Corrente: a maravilha das 7 Ilhas, registrada nas fotos diurnas, e a intensidade da correnteza no Ranchão, bem no centro da cidade - em fotos noturnas no percurso de retorno a Goiânia - GO.

Viagem à Chapada Diamantina 2015

À medida que a viagem transcorria fui observando o quanto o Brasil tem para nos oferecer em termos da riqueza de panoramas magníficos, em cada estado brasileiro.  A minha surpresa aumentou na chegada a Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Cidades "gêmeas", separadas pelo rio Corrente e unidas por uma ponte rodoviária mais antiga, bem como por uma imponente e prática ponte de pedestres inaugurada em 2010.


Viagem à Chapada Diamantina 2015

Eu e o amigo Mauro percorremos a passarela de madeira às margens do rio Corrente, e cruzamos a ponte de pedestres já citada.  A população das duas cidades utilizam esta via rápida de pedestres, desfrutando assim de acesso rápido e seguro à escolas, bancos e comércios das duas cidades. É interessante ver o Brasil do interior crescendo e oferecendo qualidade de vida às suas populações interioranas, independentemente dos problemas, desmandos e desacertos na esfera federal.

Viagem à Chapada Diamantina 2015

O pernoite em São Félix do Coribe serviu de alimento para os dias subsequentes, desfrutando da variedade e beleza de panoramas ao longo do percurso "abraço da Chapada Diamantina" - percorrido entre Seabra - Lençóis - Mucugê e Livramento de N. Senhora.

O ponto alto desta parte da viagem foi a estada em Lençóis-BA, cidade referência na mineração de diamantes durante várias décadas - http://www.chapadadiamantinabahia.com/sobre-lencois/historia . A cidade soube se preparar bem e fazer uma transição muito proveitosa da exploração mineral para o turismo.  Hoje em dia Lençóis e região recebe turistas provenientes de todo o território nacional bem como do exterior.

Viagem à Chapada Diamantina 2015


A estrada entre Lençóis e Mucugê nos oferece paisagens belíssimas e interessantes. A transição entre a Chapada Diamantina propriamente dita e as terras mais baixas entre Caetité e Bom Jesus da Lapa nos proporciona um percurso interessante e variado para pilotarmos nossas motos.

O santuário de Bom Jesus da Lapa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Jesus_da_Lapa), construído sob o morro de pedra imponente e singular, merece uma visita.  A ponte sobre o rio São Francisco é "irmã-gêmea" da ponte sobre o mesmo rio na cidade de Ibotirama-BA.


Viagem à Chapada Diamantina 2015

O último pernoite da viagem, em Correntina-BA, foi tranquilo e mais uma vez nos hospedamos com qualidade e bom preço. Aliás, hospedagem confortável e de qualidade (com café da manhã variado e preparado com esmero) foi a tônica dessa viagem.  No domingo de manhã (07/06/2015) partimos cedo rumo a Goiânia-GO, e rodamos com tanquilidade os 730 quilômetros que separam as duas cidades.

Por enquanto disponibilizo dois links com fotos dessa nova aventura:

A página publicada no site do amigo Mauro Gomes: http://www.euvouso.com/diamantina/CHAPADA/VIAGEM.htm

e as minhas fotos publicadas no OneDrive: https://onedrive.live.com/?cid=F4596AEAEF09CF68&id=f4596aeaef09cf68%211832

Definitivamente terminei essa viagem com uma sensação de "quero mais".  É muito bom ter a oportunidade de realizar grandes aventuras com a minha Sundown STX Motard, e superar desafios e obstáculos que porventura surjam ao longo do percurso.

Minha Motard em 13/06/2015. Minha Motard em 13/06/2015 Minha Motard em 13/06/2015

A chinesa que mais conhece o Brasil após um lava-jato básico, e uma lubrificada geral feita por mim. Sete anos de uso intenso, 63.700 km rodados, dos quais 45.300 km em viagens.  Especialidade da "bichinha": viagens de longa distância. Só pra contrariar...

Alguns aspectos técnicos relevantes:
  • para esta viagem utilizei uma vela de ignição NGK nova (conforme indicado pelo fabricante: SUNDOWN STX 200 Motard (16,7 cv) Gasolina 2007 a 2008 NGK D8EA 0,7)
  • ao longo do percurso utilizei sempre que possível gasolina aditivada e de boa procedência
  • utilizei óleo lubrificante Mobil 15W-50, semi-sintético e filtro de óleo novo
Isso resultou numa excelente performance da moto, com um consumo de combustível baixo em comparação a todas outras viagens de longa distância que já fiz com a mesma, conforme segue:
  • aproximadamente 3.100 km percorridos entre os dias 02/06/2015 e 07/06/2015
  • consegui alcançar uma excelente média final de consumo em torno dos 31 km/litro
No dia 08/06/2015, além da troca de óleo e filtro de óleo, troquei a bateria da moto.  Desta vez voltei a instalar uma bateria Heliar na especificação  HTZ7L.  Foi necessária também a troca do retificador de voltagem, instalei então o retificador de voltagem utilizado na Suzuki Intruder 250cc. Eu ainda estava utilizando o retificador da Honda CB 400 (usado) que havia instalado em Setembro de 2011.



BRASÍLIA MOTO CAPITAL 2015


Em 25/07/2015 fomos ao evento Brasília Moto Capital 2015.  A cada ano que passa é maior o número de motos e motociclistas vindos de todos os cantos do Brasil.

Lá é o lugar certo para vermos os mais diferentes tipos de motos, algumas raras de se ver no Brasil como esta Honda XL 500S na foto abaixo, magnífico exemplar totalmente original e pouco rodada.  O detalhe que mais me chamou a atenção foi a roda dianteira no tamanho 23 polegadas, especificação original e muito pouco comum em motos trail (normalmente elas tem aro dianteiro de 21 polegadas).

Magnífico exemplar de Honda XL 500S. Original e pouco rodada. Raridade! Theresa e minha Motard em 25/07/2015. Theresa no triciclo mais conhecido do Brasília Moto Capital, em 25/07/2015.

Eu e Theresa, mais os amigos que nos acompanharam, tivemos um dia muito agradável.  Saímos cedo de Goiânia - GO, fomos ao local do evento (Granja do Torto, em Sobradinho - D.F.) onde permanecemos até por volta das 13:30 hs.  Após almoçarmos no Núcleo Bandeirante retornamos a Goiânia mais no fim da tarde de sábado.

Brasília Moto Capital 2015.




RALLY DOS SERTÕES 2015


Na tarde do dia 31/07/2015 fomos ao Autódromo Internacional de Goiânia para visitarmos os bastidores do 23o. Rally dos Sertões.  Fizemos algumas fotos do local, onde também havia a movimentação de máquinas e pilotos do evento Porsche GT3 Cup Challenge.


Rally dos Sertoes 2015.

O Rally dos Sertões 2015 dessa vez traçou o seu percurso incorporando os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná; sendo seu início em Goiânia - GO e o seu final em Foz do Iguaçu - PR.

Mais fotos dos bastidores do Rally dos Sertões 2015 podem ser vistas no seguinte link:

https://onedrive.live.com/?id=F4596AEAEF09CF68%212230&cid=F4596AEAEF09CF68&group=0



XXVII Encontro do Centro-Oeste de Carros Antigos - Brasília - D.F.

No dia 29/08/2015 fomos a Brasília - D.F. para visitarmos o XXVII Encontro do Centro-Oeste de Carros Antigos, realizado no Pontão do Lago Sul - local bonito e aprazível da Capital Federal.  Este foi um evento de alto nível tanto pela variedade e qualidade dos veículos expostos, quanto pelo grande número de veículos raros (principalmente aqueles esportivos nacionais dos anos sessenta e setenta).

XXVII Encontro de Veículos Antigos do Centro-Oeste



Viagem ao sertão do Estado do Tocantins - Arraias e Aurora do Tocantins


No dia em que completei 64 anos de idade - 30 de Setembro de 2015 - iniciei uma viagem ao Norte de Goiás e Sudeste do Tocantins. As fotos dessa viagem estão disponíveis no link: https://onedrive.live.com/?id=F4596AEAEF09CF68%212949&cid=F4596AEAEF09CF68&group=0


Pôr do sol nas cercanias de Arraias - TO no dia 30 de Setembro de 2015.

Magnífico pôr do sol em 30/09/2015 nas cercanias de Arraias - TO.


Viagem à Serra das Galés - Paraúna - GO

No dia 11/10/2015 eu e o amigo Mauro Gomes fomos à região de Paraúna - GO especificamente para visitar a Serra das Galés (Antigos navios de guerra, de borda baixa, movidos à remo, mas tambem dotados de 2 ou 3 mastros. Tinham de 15 à 30 metros de comprimento e eram movidos geralmente por condenados ou escravos.).

Esta é uma região com características geológicas bem particulares, reunindo várias atrações naturais.



Chegando na entrada para a Serra das Galés na manhã de domingo 11/10/2015. Paraúna - GO.

Dentro da propriedade particular onde se encontra a Serra das Galés, Paraúna - GO.


Chegando na entrada para a Serra das Galés na manhã de domingo 11/10/2015. Paraúna - GO.                               Dentro da propriedade particular onde se encontra a Serra das Galés, Paraúna - GO.

No dia 08/12/2015 fomos mais uma vez a Olhos D'Água, distrito de Alexânia - GO, para a 85a. Feira do Troca. Eu e Theresa tivemos um dia bastante agradável na companhia dos amigos Mauro Gomes e José Clovis. 

Próxima página sobre a Sundown STX Motard