Honda C-100
Dream
   
Honda CBX 250
Twister
     
 Motos Raras
& Clássicas
Sundown Hunter 90 Sundown STX
Motard
Yamaha Ténéré 250
     Mapa do site

Bookmark and Share

English     Próxima página sobre a Sundown STX Motard:   14   15 

Sundown STX Motard: Passeios e Viagens em 2015

O ano de 2014 foi muito proveitoso, consegui realizar várias viagens interessantes e conheci novos lugares deste nosso Brasil; especialmente no sertão goiano.

Para 2015 estou programando algumas viagens, além dos passeios que normalmente fazemos ao longo do ano.

Ao clicar em cada foto, você a verá em tamanho maior numa outra janela.  Todas as fotos tem legenda.

Minha Sundown STX Motard na manhã do dia 18/01/2015.

Minha Sundown STX Motard na manhã de 18/01/2015.

Abaixo estão mais algumas fotos do nosso passeio:

Marinho e Mauro chegando no Posto Jaó (Petrobras) em suas Yamaha XTZ-X para o nosso passeio de Janeiro de 2015.

Da esquerda para a direita: Reginaldo, Mauro e Marinho na porta do Mercado Municipal de Anápolis - GO.

Marinho e Mauro chegando no Posto Jaó (Petrobras) para o nosso passeio de Janeiro de 2015.                     A partir da esquerda: Reginaldo, Mauro e Marinho na porta do Mercado Municipal de Anápolis - GO.

Assim começamos o ano de 2015 realizando um passeio tranquilo.  Na realidade o importante é estar com os amigos fazendo o que a gente gosta: andar de moto.

No dia 08/03/2015 fizemos um passeio passando por Guapó, Posselândia, Palmeiras de Goiás, Nazário e retornando a Goiânia - via Trindade.  Ao todo rodamos 201 km.  O nosso grupo estava em cinco motos: duas Yamaha Lander XTZ 250 X (motard), uma Yamaha Fazer YS 250, uma Yamaha XT 250 Z Ténéré e a minha Sundown STX Motard.

Parada na BR060 na manhã de domingo 08/03/2015.

Lago na cidade de Palmeiras de Goiás - GO, na tarde de 08/03/2015.


Parada na BR060 na manhã de domingo 08/03/2015. Proximidades de Guapó - GO.                                                                  Lago na cidade de Palmeiras de Goiás - GO.

Mais uma vez fizemos um passeio agradável aproveitando o domingo na companhia de amigos.


As águas de Março. Proximidades de Palmeiras
de Goiás - GO.

As águas de Março na tarde de 08/03/2015, proximidades de Palmeiras de Goiás - GO.

A foto acima foi feita em movimento pelo amigo Nilton Brunes com sua câmera GoPro afixada ao capacete. A mesma mostra a força e a beleza das chuvas de verão, a Natureza se expressando através das Águas de Março.


Chapada Diamantina 2015

Finalmente chegou o dia 02/06/2015. Pontualmente às 16:00 hs partimos de Goiânia - GO rumo a Formosa - GO onde fizemos o primeiro pernoite.  Era o início de nossa viagem / aventura / safari fotográfico pela Chapada Diamantina - BA.

Viagem à Chapada Diamantina 2015

Percorremos os 462 km que separam Formosa-GO de Correntina-BA com tranquilidade e com olhos atentos.  A transição das terras goianas para as terras do Oeste da Bahia - com suas grandes fazendas de produção de algodão, soja, milho e milheto - e posteriormente para o sertão baiano exerceu em mim uma impressão favorável.  Entrei no ambiente que me atrai, aliás nas várias viagens de moto que fiz nos últimos anos privilegiei os sertões (goiano, mato-grossense norte e sul, tocantinense, maranhense, piauiense, pernambucano, sergipano e baiano).

Chegando a Correntina-BA tive a grata surpresa de me deparar com a beleza do rio Corrente: a maravilha das 7 Ilhas, registrada nas fotos diurnas, e a intensidade da correnteza no Ranchão, bem no centro da cidade - em fotos noturnas no percurso de retorno a Goiânia - GO.

Viagem à Chapada Diamantina 2015

À medida que a viagem transcorria fui observando o quanto o Brasil tem para nos oferecer em termos da riqueza de panoramas magníficos, em cada estado brasileiro.  A minha surpresa aumentou na chegada a Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Cidades "gêmeas", separadas pelo rio Corrente e unidas por uma ponte rodoviária mais antiga, bem como por uma imponente e prática ponte de pedestres inaugurada em 2010.


Viagem à Chapada Diamantina 2015

Eu e o amigo Mauro percorremos a passarela de madeira às margens do rio Corrente, e cruzamos a ponte de pedestres já citada.  A população das duas cidades utilizam esta via rápida de pedestres, desfrutando assim de acesso rápido e seguro à escolas, bancos e comércios das duas cidades. É interessante ver o Brasil do interior crescendo e oferecendo qualidade de vida às suas populações interioranas, independentemente dos problemas, desmandos e desacertos na esfera federal.

Viagem à Chapada Diamantina 2015

O pernoite em São Félix do Coribe serviu de alimento para os dias subsequentes, desfrutando da variedade e beleza de panoramas ao longo do percurso "abraço da Chapada Diamantina" - percorrido entre Seabra - Lençóis - Mucugê e Livramento de N. Senhora.

O ponto alto desta parte da viagem foi a estada em Lençóis-BA, cidade referência na mineração de diamantes durante várias décadas - http://www.chapadadiamantinabahia.com/sobre-lencois/historia . A cidade soube se preparar bem e fazer uma transição muito proveitosa da exploração mineral para o turismo.  Hoje em dia Lençóis e região recebe turistas provenientes de todo o território nacional bem como do exterior.

Viagem à Chapada Diamantina 2015


A estrada entre Lençóis e Mucugê nos oferece paisagens belíssimas e interessantes. A transição entre a Chapada Diamantina propriamente dita e as terras mais baixas entre Caetité e Bom Jesus da Lapa nos proporciona um percurso interessante e variado para pilotarmos nossas motos.

O santuário de Bom Jesus da Lapa (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_Jesus_da_Lapa), construído sob o morro de pedra imponente e singular, merece uma visita.  A ponte sobre o rio São Francisco é "irmã-gêmea" da ponte sobre o mesmo rio na cidade de Ibotirama-BA.


Viagem à Chapada Diamantina 2015

O último pernoite da viagem, em Correntina-BA, foi tranquilo e mais uma vez nos hospedamos com qualidade e bom preço. Aliás, hospedagem confortável e de qualidade (com café da manhã variado e preparado com esmero) foi a tônica dessa viagem.  No domingo de manhã (07/06/2015) partimos cedo rumo a Goiânia-GO, e rodamos com tanquilidade os 730 quilômetros que separam as duas cidades.

No link a seguir encontram-se algumas fotos publicadas no OneDrive:

 https://onedrive.live.com/?cid=F4596AEAEF09CF68&id=f4596aeaef09cf68%211832


Definitivamente terminei essa viagem com uma sensação de "quero mais".  É muito bom ter a oportunidade de realizar grandes aventuras com a minha Sundown STX Motard, e superar desafios e obstáculos que porventura surjam ao longo do percurso.

Minha Motard em 13/06/2015. Minha Motard em 13/06/2015 Minha Motard em 13/06/2015

A chinesa que mais conhece o Brasil após um lava-jato básico, e uma lubrificada geral feita por mim. Sete anos de uso intenso, 63.700 km rodados, dos quais 45.300 km em viagens.  Especialidade da "bichinha": viagens de longa distância. Só pra contrariar...

Alguns aspectos técnicos relevantes:
  • para esta viagem utilizei uma vela de ignição NGK nova (conforme indicado pelo fabricante: SUNDOWN STX 200 Motard (16,7 cv) Gasolina 2007 a 2008 NGK D8EA 0,7)
  • ao longo do percurso utilizei sempre que possível gasolina aditivada e de boa procedência
  • utilizei óleo lubrificante Mobil 15W-50, semi-sintético e filtro de óleo novo
Isso resultou numa excelente performance da moto, com um consumo de combustível baixo em comparação a todas outras viagens de longa distância que já fiz com a mesma, conforme segue:
  • aproximadamente 3.100 km percorridos entre os dias 02/06/2015 e 07/06/2015
  • consegui alcançar uma excelente média final de consumo em torno dos 31 km/litro
No dia 08/06/2015, além da troca de óleo e filtro de óleo, troquei a bateria da moto.  Desta vez voltei a instalar uma bateria Heliar na especificação  HTZ7L.  Foi necessária também a troca do retificador de voltagem, instalei então o retificador de voltagem utilizado na Suzuki Intruder 250cc. Eu ainda estava utilizando o retificador da Honda CB 400 (usado) que havia instalado em Setembro de 2011.



BRASÍLIA MOTO CAPITAL 2015


Em 25/07/2015 fomos ao evento Brasília Moto Capital 2015.  A cada ano que passa é maior o número de motos e motociclistas vindos de todos os cantos do Brasil.

Lá é o lugar certo para vermos os mais diferentes tipos de motos, algumas raras de se ver no Brasil como esta Honda XL 500S na foto abaixo, magnífico exemplar totalmente original e pouco rodada.  O detalhe que mais me chamou a atenção foi a roda dianteira no tamanho 23 polegadas, especificação original e muito pouco comum em motos trail (normalmente elas tem aro dianteiro de 21 polegadas).

Magnífico exemplar de Honda XL 500S. Original e pouco rodada. Raridade! Theresa e minha Motard em 25/07/2015. Theresa no triciclo mais conhecido do Brasília Moto Capital, em 25/07/2015.

Eu e Theresa, mais os amigos que nos acompanharam, tivemos um dia muito agradável.  Saímos cedo de Goiânia - GO, fomos ao local do evento (Granja do Torto, em Sobradinho - D.F.) onde permanecemos até por volta das 13:30 hs.  Após almoçarmos no Núcleo Bandeirante retornamos a Goiânia mais no fim da tarde de sábado.

Brasília Moto Capital 2015.




RALLY DOS SERTÕES 2015


Na tarde do dia 31/07/2015 fomos ao Autódromo Internacional de Goiânia para visitarmos os bastidores do 23o. Rally dos Sertões.  Fizemos algumas fotos do local, onde também havia a movimentação de máquinas e pilotos do evento Porsche GT3 Cup Challenge.


Rally dos Sertoes 2015.

O Rally dos Sertões 2015 dessa vez traçou o seu percurso incorporando os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná; sendo seu início em Goiânia - GO e o seu final em Foz do Iguaçu - PR.

Mais fotos dos bastidores do Rally dos Sertões 2015 podem ser vistas no seguinte link:

https://onedrive.live.com/?id=F4596AEAEF09CF68%212230&cid=F4596AEAEF09CF68&group=0



XXVII Encontro do Centro-Oeste de Carros Antigos - Brasília - D.F.

No dia 29/08/2015 fomos a Brasília - D.F. para visitarmos o XXVII Encontro do Centro-Oeste de Carros Antigos, realizado no Pontão do Lago Sul - local bonito e aprazível da Capital Federal.  Este foi um evento de alto nível tanto pela variedade e qualidade dos veículos expostos, quanto pelo grande número de veículos raros (principalmente aqueles esportivos nacionais dos anos sessenta e setenta).

XXVII Encontro de Veículos Antigos do Centro-Oeste



Viagem ao sertão do Estado do Tocantins - Arraias e Aurora do Tocantins


No dia em que completei 64 anos de idade - 30 de Setembro de 2015 - iniciei uma viagem ao Norte de Goiás e Sudeste do Tocantins. As fotos dessa viagem estão disponíveis no link: https://onedrive.live.com/?id=F4596AEAEF09CF68%212949&cid=F4596AEAEF09CF68&group=0


Pôr do sol nas cercanias de Arraias - TO no dia 30 de Setembro de 2015.

Magnífico pôr do sol em 30/09/2015 nas cercanias de Arraias - TO.


Viagem à Serra das Galés - Paraúna - GO

No dia 11/10/2015 eu e o amigo Mauro Gomes fomos à região de Paraúna - GO especificamente para visitar a Serra das Galés (Antigos navios de guerra, de borda baixa, movidos à remo, mas tambem dotados de 2 ou 3 mastros. Tinham de 15 à 30 metros de comprimento e eram movidos geralmente por condenados ou escravos.).

Esta é uma região com características geológicas bem particulares, reunindo várias atrações naturais.



Chegando na entrada para a Serra das Galés na manhã de domingo 11/10/2015. Paraúna - GO.

Dentro da propriedade particular onde se encontra a Serra das Galés, Paraúna - GO.


Chegando na entrada para a Serra das Galés na manhã de domingo 11/10/2015. Paraúna - GO.                               Dentro da propriedade particular onde se encontra a Serra das Galés, Paraúna - GO.

No dia 08/12/2015 fomos mais uma vez a Olhos D'Água, distrito de Alexânia - GO, para a 85a. Feira do Troca. Eu e Theresa tivemos um dia bastante agradável na companhia dos amigos Mauro Gomes e José Clovis. 

Próxima página sobre a Sundown STX Motard